sábado, 4 de dezembro de 2010

Soluções para descomplicar a casa
Marcenaria funcional em 22 dicas
Um bom projeto de marcenaria deve durar décadas. Por isso, é sempre prudente pensar no amanhã: quando for utilizado, atenderá a todas as necessidades? Em ambientes reduzidos, o planejamento é mais importante ainda, já que aproveitar bem o espaço é regra. Selecionamos soluções para armários capazes de transformar a casa em um projeto bem-planejado.


Recorte para encaixar

No banheiro, é interessante aproveitar todo o espaço debaixo da pia. Aqui, a gaveta de cima foi feita com um recorte diferenciado para o encaixe do sifão.


Prancha retrátil 1

O home theater ganhou um dispositivo para abrigar uma bancada para notebook, que utilizou ferragens como as de tábuas de passar roupas embutidas (elas giram para fora para depois serem estendidas). Uma falsa gaveta esconde a prancha.


Prancha retrátil 2

A prancha fica encaixada na marcenaria e serve de bancada para um pequeno home office. Como assento, é usada a própria poltrona do living.




  
Entretenimento à mão

A profundidade do painel da TV, que serve para a acomodação da fiação, foi aproveitada nas laterais para o armazenamento de CDs e DVDs.



Armários articulados

Esta despensa tem prateleiras que deslizam para fora e podem ser dobradas para o lado. A mobilidade da peça permite fácil acesso e o aproveitamento dos armários até o fundo.


Para a coleção

O nicho iluminado sobre a cabeceira foi executado com acabamento branco para facilitar as combinações de cores. A ideia é boa para organizar coleções, como a de bonecas.



Atrás da porta

A porta com abertura diferenciada é funcional: abriga perfumes e funciona como estante quando aberta, facilitando a visualização e o acesso.



Sapatos na lateral

A sapateira é estreita para ocupar pouco espaço, aproveitando a profundidade dos armários. As prateleiras correm individualmente e têm corrediças telescópicas, que permitem abri-las por completo.


Cantinho funcional

O cantinho foi aproveitado com um módulo rotatório: as prateleiras aramadas possuem um “dente” cada uma, para que as portas possam ser fechadas.



Sapatos impecáveis

A sapateira em metacrilato mantém os pares de festa constantemente ventilados, preservando-os melhor. Neste tipo de estrutura, os sapatos ficam em suportes verticais, o que evita também dobras e amassados.



Para a noite e para o dia

Ambas as camas são retráteis: para que o ambiente tenha dupla funcionalidade (home office e quarto de hóspedes), a saída foi criar estruturas que ficam embutidas dentro dos armários.



Neste pequeno home office, montado em um cantinho da casa, o equipamento multifuncional foi acomodado de forma a facilitar o dia a dia: basta puxar a prancha (que desliza), usar e guardar novamente.


Acomoda e guarda

Neste quarto infantil, os pufes assumem funções especiais: além de acomodar os amiguinhos, têm tampas com dobradiças, que os transforma em baús organizadores para os brinquedos.





Sala de TV rock'n roll

O desenho da marcenaria, no estilo moderno, deixou respiro para o morador se manifestar por meio de obras de arte, livros e outros objetos singulares. Os jogos Guitar Hero e Rock Band, na sala de TV, compõem o cenário há pouco tempo e já viraram febre entre os amigos do morador.


Penteadeira inteligente

Falta de espaço não precisa ser empecilho para ter uma penteadeira. Aqui, a peça pode ser abaixada, liberando espaço para circulação. Por isso, os perfumes e maquiagens ficam na prateleira acima, feita de vidro – recurso ideal para aproveitar melhor a luz.


Presos à parede

Uma parede ganhou nova função com a marcenaria: ali, foram acrescentados dois porta-revistas e três cabideiros, que servem para deixar as bolsas sempre à mão.



Planta irregular

Um “dente” na planta do quarto foi aproveitado com um armário de canto, onde são guardados os livros dos proprietários. Como fica de frente para a cama, a estrutura ainda foi usada como suporte da TV.



Direto na porta

Para instalar a TV onde só há guarda roupas, uma solução prática: o aparelho fica acomodado no nicho em uma das portas do armário, enquanto as prateleiras internas foram reduzidas poucos centímetros para o fechamento adequado.


Versátil
Para facilitar a instalação e a limpeza, que tal um móvel com rodízios para abrigar os eletrônicos na sala? Assim, até uma mudança na decoração fica mais fácil.




Embaixo da escada

No espaço, coube a geladeira mais uma divertida estante sob medida. Como puxadores, as gavetas contam com orifícios na superfície frontal. A solução, que moderniza a marcenaria, ainda evita acidentes no espaço de passagem.




No lugar da mesa

Na falta de espaço para uma mesa de jantar, a alternativa foi embutir uma falsa gaveta no aparador, que serve como mesinha para refeições.


Destaque à coleção

Um painel de madeira filetada é uma opção interessante para armazenar CDs e DVDs. Com 6 cm de profundidade, os sulcos são suficientes para dar firmeza aos estojos.