segunda-feira, 7 de março de 2011

Ser feliz ou infeliz: A escolha é só tua


Amar a si mesmo"Não ame pela beleza, pois um dia ela acaba. Não ame por admiração, pois um dia você se decepciona. Ame apenas, pois o tempo nunca pode acabar com um amor sem explicação."



É preciso preencher dentro de si mesmo os espaços vazios, porque se assim não o fizer acaba-se vivendo de forma amargurada e cobrando do outro que ocupe um espaço que nós mesmos não conseguimos ocupar.É isso que querem nos dizer quando dizem que "você precisa primeiro se amar antes de amar outra pessoa."


Assim como não amamos outra pessoa só por sua beleza, também não nos amamos só pela nossa beleza. Ainda que não sejamos belos, sempre haverá algo para se admirar.Amar a si mesmo é muito parecido como amar outra pessoa.Amamos nosso jeito de ser, de pensar ou de se relacionar com as outras pessoas.Há sempre algo em nós para ser amado.Como há na outra pessoa.


A auto-estima é um como uma cápsula protetora da inveja, da tentativa das outras pessoas de nos roubarem a coragem e o brilho.O ser humano tem em seus processos mentais a cobiça e a intenção, ainda que não lhe seja espontânea, de humilhar o outro para se sentir por cima.A auto-estima é quando olhamos pra dentro de nós e reconhecemos nossas qualidades e talentos.Não importando o que o outro diga.Hoje vejo claramente nos olhos, nos atos e mesmo nas palavras, pois elas tem uma vida secreta, a intenção do outro de me derrubar.Mas a minha casca é dura, minha auto-estima é como um casco de tartaruga, uma concha que me protege como um caramujo.


Porém é possível enganar a si mesmo, criando para si uma imagem irreal, desprovida de critica, de consciência dos nossos defeitos e dos nossos desejos reprimidos. Assim nos tornamos arrogantes e pessoas que se impõem pelo escárnio e pela ironia.Mas quem é trovão não pode ser raio.Sentir prazer na humilhação do outro ou se impor dessa forma é como cavar a própria sepultura.É bem doloroso porque essa cova não é de uma hora para outra que fica pronta, justamente por demorar é que castiga o executor de si mesmo com a crueldade fabricada em seu coração amargurado e mal amado.


Olhar em seus próprios olhos e sentir o encontro do corpo com a alma. Pensar em si mesmo e sentir orgulho dos próprios pensamentos.Andar de cabeça erguida mesmo que estejam lhe atirando pedras.Não ter medo de suas escolhas e se elas estiverem erradas se arrepender e começar de novo, tudo outra vez, desde o começo. Amar a si mesmo é o primeiro sinal de evolução.


Cuide de si mesmo.Você hoje, quando acordou pela manhã, observou o sol nascendo, olhou para as nuvens, respirou o ar e sentiu a brisa fresca da manhã? Você escutou o canto dos pássaros, percebeu as árvores, olhou o horizonte e conseguiu enxergar um mundo maior do que aquele que está acostumado? Observou o quanto você é pequeno num mundo tão grande e sentiu a sensação de que sua alma estava crescendo? Sentiu a sensação de estar vivo, de estar vivendo, de como a vida é boa e de como é bom viver?


Talvez sua resposta seja não e talvez seja sim. Talvez você responda que sim, mas esteja mentindo.Muitas pessoas estão mais preocupadas com o que os outros estão fazendo, como se a vida dessas pessoas fosse mais importante do que suas próprias vidas. Existem tanta coisa para se falar, tanta coisa para se sonhar, tantos planos a fazer para se preocupar com o que os outros fazem ou deixam de fazer!


Aqueles que cuidam da vida dos outros acabam se tornando pessoas amargas e deprimidas, esquecem de si próprios e não percebem o mal que esse ato faz para elas mesmas, não percebem que a calúnia faz mal para a pessoa que fala, a que ouve e aquela de quem se está falando.


Quando falamos mal de alguém, se percebermos bem, sentiremos dentro de nós, na hora em que falamos dessa pessoa, um sentimento ruim, que nos incomoda, que diz que não é bom falar mal da vida alheia, mas que é mais forte que nós - é preciso muita força de vontade e auto controle para parar.


Lembre-se, amar não significa sacrifício, não significa dar tudo o que você têm para os outros. Amar significa RESPEITAR os outros. Ser DELICADO com eles. Na hora da raiva ter calma, na hora do ódio ter respeito, na hora da dor - ficar sozinho, dar um tempo, esperar ela passar, na hora de erguer a mão contra alguém, virar as costas e ir embora.


Deixe que os outros façam o que querem de suas vidas. Se alguém te ferir, abençoe esta pessoa, peça para que Deus a ilumine e perceba o mal que está te causando. Quanto mais você deseja o mal para alguém, mais o atrairá para si mesmo - acredite você ou não, mas é assim. Porém, quanto mais você aceitar os outros como são, mais um sentimento de liberdade tomará conta de você, por deixar tudo fluir e a vida seguir seu curso. Enfim, cuide de si mesmo, pois aquele que se preocupa demais com a vida dos outros termina se esquecendo de viver a sua própria vida.


Faça suas próprias escolhas!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário